Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

A importância de manter o equilíbrio do seu sistema digestivo

A relação entre as emoções e a saúde digestiva é mais próxima do que as pessoas costumam imaginar, alguns cientistas chegam a classificar o intestino como um segundo cérebro, dada sua importância em nosso bem-estar. Olha que incrível: 90% da serotonina, uma substância química que dá a sensação de alegria e bem-estar, é produzida no intestino!

E como faz para manter o intestino saudável? pois isso é mais fácil e tranquilo que muita gente imagina! A dica é manter um estilo de vida saudável e apostar nos probióticos!

A conscientização é fundamentada pela oferta de eventos, atividades e materiais que promovam educação em saúde para um estilo de vida saudável.

Para garantir a saúde do seu sistema digestivo e a qualidade de vida garantida por suas diversas funções, é preciso adotar alguns hábitos.

COLOQUE NA SUA ROTINA ESSAS DICAS

Mudança simples e uma boa rotina de autocuidado digestivo podem influenciar de forma positiva a saúde mental e física.

Confira as Dicas:

Controle o estresse: Muito estresse ou ansiedade podem fazer com que seu sistema digestivo trave, pois sua regularidade depende em boa medida de fatores emocionais.

Ingira fibras solúveis e insolúveis: A Fibra insolúvel não pode ser digerida pelo organismo e portanto ajuda a adicionar volume ao bolo fecal.

Já a fibra solúvel atrai para si a água e ajuda a melhorar a qualidade das fezes. Boas fontes ou fibras insolúveis incluem farelo de trigo, legumes e grãos integrais. Para obter fibras solúveis aposte no farelo de aveia, nozes, sementes de legumes.

Mantenha-se hidratado: A água ajuda a dissolver gorduras e fibras solúveis, evitando a prisão de ventre.

Evite os alimentos ricos em gordura: Em geral, alimentos gordurosos tendem a retardar o processo digestivo, tornando-o mais propenso á constipação. A proteína é uma parte essencial de uma dieta saudável, mas os cortes gordos de carne podem levar a uma pior digestão.

Café, álcool e cigarro: Fumar e abusar de cafeína e álcool pode interferir negativamente no funcionamento do sistema digestivo e levar a problemas como úlceras estomacais e azia.

Incorpore probióticos na dieta: São as bactérias saudáveis naturalmente presente no trato digestivo e vão muito além de mantém a saúde intestinal em dia.

Os Probióticos melhoram a absorção de nutrientes, ajudam a fortalecer seu sistema imunológico e podem ajudar a tratar síndrome do intestino irritável. Boas escolhas são iogurte desnatado ou kefir, que tem pouca gordura.

Exercite-se regularmente: O exercício físico regular ajuda a manter os alimentos em movimento através de seu sistema digestivo, reduzindo a prisão de ventre. Além disso, ele ajuda a manter um peso saudável, o que é bom para sua saúde digestiva.

Cuide do seu sistema digestivo para que ele possa cuidar de você, afinal, a saúde digestiva é diretamente afetada pelos alimentos que você come e seu estilo de vida. Ao seguir dicas para melhorar a digestão, você estará melhorando sua saúde como um todo e a sensação de bem-estar.

Referências:

World gastroenterology.

Organization. World digestive health day (WDND).

Https://www.ncbi.nlm.nih.grv/panc/articles

Paixão LA, GASTRO FFS. A colonização da microbiota intestinal e sua influência na saúde do hospedeiro.

Artigo Por: Drª Emmelyne Fernandes Santos / Gastroenterologista