Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

O mínimo para uma alimentação saudável.

A busca por uma alimentação saudável, se faz cada vez mais necessária. Nosso estilo de vida moderno, acelerado e saturado de informações, acabam nos deixando confusos em relação ao básico a ser feito. Pensando nisso, irei listar abaixo, os dois principais conhecimentos que você precisa ter para cuidar da sua alimentação.

1º Porque comemos?

Antes de qualquer coisa, é necessário saber, porquê você está comendo! O que te leva a pegar um alimento e levá-lo a boca? Seria uma necessidade? Um hábito? Uma fuga?

A verdade é que nós seres humanos, não comemos apenas por necessidade fisiológica - a verdadeira fome - comemos também porque está na hora, porque alguém nos ofereceu, porque sentimos o cheiro, porque deu vontade ou porque estamos tristes, com medo, cansados, alegres… e é aqui, que a bagunça os problemas alimentares aparecem, quando a fome deixa de ser uma necessidade a ser atendida, para se tornar uma convenção social ou emocional. Quando deixamos de comer, para nutrir o nosso corpo, e comemos apenas por vontade ou para fugir dos problemas cotidianos.

Com base nesta informação, podemos entender que:

- Atentar-se aos sinais de fome fisiológica (real), é a primeira medida em busca de uma alimentação saudável.

Fome fisiológica se sente no corpo, assim como a vontade de urinar, evacuar, dormir… Existem sinais e sintomas, onde o corpo nos avisa que chegou a hora de comer. Primeiro você irá sentir um sensação de estômago vazio, que ainda não é fome, e a maioria erra, comendo nesta hora.

Com o tempo, essa sensação passa a ser um ruído no estômago, acompanhado de pensamentos sobre comida. Esse ruído, pode ser considerado os primeiros sinais de fome ou sede, que irá aumentar gradativamente, assim como os primeiros sinais de sono. Sentir ruídos no estômago é totalmente normal e não é motivo de emergência para se alimentar. É como se o seu carro tivesse entrado no tanque reserva, administrando o tempo e o percurso, dá tempo tranquilamente de chegar ao posto para abastecer. O mesmo se dá com a fome, sentiu os primeiros sintomas? Tudo bem, não precisa se atracar no primeiro pedaço de bolo ou salgado que ver pela frente, dá tempo de chegar em casa, esquentar ou até mesmo cozinhar uma refeição completa. Agora vamos ao segundo conhecimento.

2º O que precisamos comer?

Agora que você já sabe identificar o que é fome fisiológica, precisa saber o que comer quando ela chegar, o que também exige atenção.

Como disse, fome é uma necessidade fisiológica, é o sinal que o seu corpo dá, quando está precisando aportar nutrientes, que irão fornecer a energia necessária para que todas as suas células e partes do seu corpo funcionem corretamente.

E onde estariam esses nutrientes?

Na comida natural, popularmente conhecida como comida de verdade!

São as frutas, os vegetais, as raízes, as carnes bovinas, suínas, de aves, peixe, ovos, óleos e gorduras naturais como o azeite, a manteiga, as castanhas, os laticínios..

Tudo o que já veio praticamente pronto da natureza, quanto menor for o grau de processamento do alimento, mais natural e nutritivo ele será.

Pronto, agora você já tem os dois principais conhecimentos necessários para se ter uma alimentação minimamente saudável:

1º - Espere e reconheça a sua fome fisiológica (real), para então comer.

2º - Quando essa fome chegar, abasteça o seu corpo com os nutrientes que ele precisa, através dos alimentos naturais, da comida de verdade!

Artigo por: Illa Marina Puertas C. P. Marques / Nutricionista / CRN 6754