Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal

Nódulo e Cisto: qual é a diferença? Nós te explicamos!

O que é um cisto?

O cisto é uma bolsa ou cavidade patológica fechada, forrada com epitélio e preenchida com líquidos, gases ou material semi-sólido. Quando o acúmulo não é coberto por uma membrana distinta, falamos de pseudocistos.

 

Os cistos podem se desenvolver em qualquer idade e nos mais diversos locais, geralmente rapidamente antes de interromper seu crescimento definitivamente; mais raramente, essas formações anômalas encolhem ou continuam a aumentar de tamanho.

 

Os cistos são muito numerosos em variedade e apenas em uma porcentagem muito pequena de casos podem evoluir para um tumor maligno.

Causas

Existem inúmeras causas possíveis para a formação de um cisto. Os mais comuns, os chamados cistos de retenção, originam-se da obstrução de um ducto glandular. Entre os vários exemplos, o mais característico é dado pelos cistos sebáceos, formados precisamente nas glândulas sebáceas da pele, geralmente no nível da área genital ou do couro cabeludo. Essas formações, que podem atingir dimensões consideráveis, contêm o produto de secreção da glândula (sebo), que às vezes é infectado.

 

Os cistos também podem se formar devido a processos infecciosos, condições inflamatórias crônicas, tumores, doenças genéticas ou durante o desenvolvimento do embrião-feto (por exemplo, cistos dermoides).

Sintomas

Os cistos podem produzir sintomas mais ou menos intensos ou ser completamente assintomáticos, em relação ao tamanho, número e local de desenvolvimento. Os cistos mamários maiores, por exemplo, embora claramente palpáveis ​​e de consistência dura ou mole, são inofensivos e não apresentam perigos (eles não são cânceres e não são mais propensos a se tornarem um); no entanto, eles podem causar dor ou desconforto.

Diagnóstico

Dependendo da localização e tamanho, os cistos podem ser visíveis a olho nu ou sob o microscópio, e detectáveis ​​ou não à palpação; nesses casos, um auxílio fundamental ao diagnóstico é fornecido por técnicas de imagem (radiografias, exames de ultrassom, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, etc.).

Tratamento

Se os cistos são dolorosos ou causam outros tipos de distúrbios ao paciente (por exemplo, psicológicos), eles são removidos cirurgicamente, drenados ou aspirados através de uma agulha ou cateter. Se necessário, por exemplo, quando os cistos se desenvolvem nos órgãos internos, a operação é realizada com a ajuda de técnicas de imagem.

O que é um Nódulo?

O nódulo é uma formação anatômica geralmente arredondada, palpável e circunscrita que pode ser de origem fisiológica ou patológica.

 

Ele é composto por células com uma estrutura diferente da do tecido circundante e difere também da pápula por seu tamanho maior, pois afeta tecidos localizados em maior profundidade e por sua consistência elástica.

 

Os nódulos podem se formar em muitas partes do corpo, dependendo de sua origem. Se de origem neoplásica, eles podem se formar em quase todos os órgãos do corpo, mas principalmente na mama, tireoide e pulmão.

 

Na glândula tireoide, a maioria dos nódulos é de natureza benigna e apenas uma parte mínima possui características tumorais. Os nódulos mamários podem indicar a presença de uma doença maligna da mama.

Causas

As patologias que podem ser associadas à presença de nódulos são muitas. Entre eles estão: acne, artrite, artrite reumatoide, artrose, calázio, cisto, miomas, foliculite, bócio, hipertireoidismo, lipoma, nódulos tireoidianos, hordeol, tendinite, tenossinovite estenosante, câncer testicular, câncer de mama, tumor pulmão, câncer de próstata, câncer de tireoide, verrugas, entre outras.

Sintomas

Dependendo da doença subjacente, os nódulos podem estar associados a diferentes outros sintomas. Se forem de origem tireoidiana, os nódulos podem causar dificuldade em respirar ou engolir, abaixamento da voz ou sensação de constrição.

 

Em vez disso, os nódulos mamários podem estar associados a vazamentos do mamilo, alteração no seio e mamilo, pele de casca de laranja, rigidez nos seios e dor no peito.

Quais são os remédios contra o nódulo?

Para curar um ou mais nódulos, é necessário rastrear a patologia subjacente. Os nódulos de origem neoplásica são removidos cirurgicamente e subsequentemente submetidos a um exame histológico com o qual é esclarecido se a origem do nódulo é maligna ou benigna.